MATERIAL DE APOIO

 


TIC Kids Online Brasil 2023: Crianças estão se conectando à Internet mais cedo no país

TIC Kids Online Brasil 2023: Crianças estão se conectando à Internet mais cedo no país


24 OUT 2023



Pesquisa, lançada nesta quarta-feira (25), mostrou que uma proporção maior das crianças acessou a rede pela primeira vez até seis anos de idade; estudo mostrou, ainda, que a busca por informações relacionadas à saúde e ao bem-estar cresceu nesta edição da pesquisa.

A idade do primeiro acesso à Internet por crianças brasileiras vem se antecipando nos últimos anos. A TIC Kids Online Brasil 2023, lançada nesta quarta-feira (25), mostrou que 24% dos entrevistados relataram ter começado a se conectar à rede na primeira infância, ou seja, até os seis anos de vida. A título de comparação, na edição de 2015, essa proporção era de 11%.

Conduzida desde 2012 pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a pesquisa TIC Kids Online Brasil apresenta as tendências quanto ao acesso e ao uso de tecnologias de informação e comunicação (TIC) pela população brasileira com idade entre 9 e 17 anos. A edição de 2023 foi lançada durante o 8º Simpósio Crianças e Adolescentes na Internet, realizado pelo NIC.br e CGI.br.

https://cetic.br/pt/noticia/tic-kids-online-brasil-2023-criancas-estao-se-conectando-a-internet-mais-cedo-no-pais/ 

Coleta de dados para pesquisa TIC Educação 2023 está em andamento


23 OUT 2023



Nesta etapa, profissionais do Ipec estão realizando contatos telefônicos com diretores de escolas públicas e particulares de todo o Brasil

Está em andamento a fase de coleta de dados que trará insumos para a realização da pesquisa TIC Educação 2023, desenvolvida pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Neste momento, profissionais do Ipec - Inteligência em Pesquisa e Consultoria estão realizando contatos telefônicos com gestores de escolas públicas e particulares de todas as regiões no país, para reunir dados sobre a conectividade nas instituições de ensino brasileiras.

As informações serão a base para a produção de indicadores sobre as regiões que necessitam de maior atenção no que diz respeito à conectividade nas escolas, sobre a qualidade da Internet, assim como sobre o desenvolvimento seguro, criativo e saudável de atividades no ambiente digital por alunos e professores, entre outros dados.

A realização da pesquisa traz benefícios para as próprias instituições educacionais. Os dados das pesquisas TIC embasam políticas públicas, revertendo em avanços para todos os alunos e professores brasileiros. Para as escolas particulares, a pesquisa se mostra como um termômetro da qualidade da conectividade e uma bússola para possíveis tendências no uso de tecnologias digitais que impactarão estudantes, docentes, bem como a oferta de recursos educacionais pela escola, o que repercute também na obtenção de novos alunos.

Por isso, a participação dos gestores escolares é fundamental. Ajude no avanço da conectividade com qualidade nas escolas de todo o Brasil.

Vale ressaltar que a privacidade é preservada e as respostas serão utilizadas exclusivamente para a disseminação dos indicadores da pesquisa, sem compartilhamento de informações individualizadas ou com identificação dos respondente

https://cetic.br/pt/noticia/coleta-de-dados-para-pesquisa-tic-educacao-2023-esta-em-andamento/ 

Resumo Executivo - Pesquisa sobre o uso da Internet por crianças e adolescentes no Brasil - TIC Kids Online Brasil 2022

https://cetic.br/pt/publicacao/resumo-executivo-pesquisa-sobre-o-uso-da-internet-por-criancas-e-adolescentes-no-brasil-tic-kids-online-brasil-2022/ 

https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20230825141146/resumo_executivo_tic_kids_online_2022.pdf 

https://cetic.br/pesquisa/kids-online/


ProBNCC: MATERIAL DE APOIO

Nesta área você pode acessar materiais de apoio à implementação da BNCC.

http://basenacionalcomum.mec.gov.br/implementacao/pro-bncc/material-de-apoio/

https://www.fnde.gov.br/siscacs/consulta-publica

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm

Cadernos Temáticos Série Temas Contemporâneos Transversais (TCTs/BNCC)


(Lei n. 12.711, de 2012) Projeto de lei de cota que que reserva o mínimo de 50% em Universidade e Institutos federais para pessoas que estudaram em escola publica durante o ensino médio, distribuição de vaga racial ocorre dentro desse percentual, de forma que aluno negro que tenha estudado na rede particular durante o ensino médio, por exemplo não será beneficiado.

E outras  mudanças que o PL n. 5.384/2020 prevê que os candidatos cotistas passarão a concorrer também nas vagas gerais, eles apenas concorrerão às vagas reservadas se não conseguirem nota para ingresso. O PL em questão, além de aprimorar a política de cotas para ingresso nas instituições federais de ensino superior ou de ensino médio técnico, altera critérios socioeconômicos (que levam em conta a renda e a formação em escola pública) e insere os quilombolas entre os beneficiados pela reserva de vagas, que já inclui pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência.  

Esse projeto, da deputada Maria do Rosário (PT-RS), foi relatado pelo senador Paulo Paim (PT-RS), que manteve o texto aprovado na Câmara e rejeitou oito emendas apresentadas em Plenário à proposição. Qualquer alteração faria com que a proposta retornasse à Câmara, e a nova política de cotas não poderia ser aplicada pelo MEC a partir de 1º de janeiro de 2024, conforme explicou o relator.


Comentários

Postagens mais visitadas