PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2024-2034



Plano Nacional de Educação 2024-2034: política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável

 


Nos últimos anos, foram expressivos os movimentos de mobilização da sociedade por políticas de Estado para a educação nacional resultantes de ampla participação. Inúmeras conferências de educação foram realizadas com forte engajamento político-social e confirmaram importantes bases conceituais para a educação, tais como a Conferência Nacional de Educação Básica (Coneb 2008) e as Conferências Nacionais de Educação (Conae 2010 e 2014), efetivas expressões de processos democráticos de debate para a educação brasileira. Tais marcos estão assentados no efetivo comprometimento de milhões de brasileiros e brasileiras e de milhares de delegados e delegadas atuantes nas etapas municipais, intermunicipais, estaduais, distrital e nacional.

A construção coletiva e o debate social ao longo destas históricas conferências focalizaram, como temáticas centrais recorrentes, o Plano Nacional de Educação (PNE) e a agenda de instituição do Sistema Nacional de Educação (SNE). Como resultantes destes ricos processos, nos documentos finais aprovados foram afirmadas a necessidade de maior articulação entre os entes federados e os setores da sociedade e apresentadas as diretrizes, metas e ações para a conformação de uma efetiva política de Estado para a educação, sempre com o horizonte de assegurar democratização, universalização, qualidade social, inclusão, igualdade, equidade e respeito às diversidades. Contudo, em decorrência do impeachment da Presidenta Dilma Rousseff em 2016, houve uma intervenção unilateral sobre o Fórum Nacional de Educação (FNE), desconfigurando-o, o que afetou decisivamente a agenda democrática de construção da Conae de 2018.

Todo um processo de participação de amplos e representativos setores nas mais variadas etapas das conferências foi, assim, impactado a partir do ano de 2016 e, durante seis anos, os processos de participação e interação democrática entre governo e sociedade foram interrompidos. Foram extintos canais de participação social em políticas públicas, reduzidos ou eliminados fóruns e conselhos até então previstos em uma política nacional de participação social.

Em decorrência da eleição do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para o seu terceiro mandato presidencial, os reclamos, pela retomada da participação de múltiplos atores sociais e políticos na construção das políticas públicas, se intensificaram. Foram retomadas as ações de participação social, lançada a plataforma Brasil Participativo, para que a população possa contribuir com a criação e melhoria das políticas públicas, e realizadas plenárias em todo o país voltadas à construção do PPA 2024/ 2027. De igual modo, são retomadas as conferências nacionais nas mais variadas políticas públicas, como saúde, assistência social, cultura, ciência, tecnologia e inovação, e reativados conselhos e instâncias de participação, com o propósito de adensar os debates e proposições ancoradas no efetivo diálogo social.

No caso da educação, as reivindicações por retomadas de ações, programas e institucionalidades se avolumaram. Entre outras necessidades prementes, reivindicou-se a recomposição democrática do FNE, órgão de Estado responsável pela convocação, planejamento e coordenação das conferências, com vistas à realização de uma nova Conae, em caráter extraordinário, tendo por horizonte a construção do Plano Nacional de Educação (PNE) para a próxima década, 2024/ 2034.

Respondendo ao desafio político-institucional de retomar a participação social na educação, a Conae, edição 2024, foi convocada, em caráter extraordinário, pelo Decreto nº 11.697, de 11 de setembro de 2023, com o tema 09 Plano Nacional de Educação (2024-2034) - política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável.

https://www.gov.br/mec/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/conferencias/conae-2024/documento-referencia.pdf 

Comentários

Postagens mais visitadas