CADERNO DE AVALIAÇÃO DAS METAS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: PNE 2014-2024
CADERNO DE AVALIAÇÃO DAS METASDO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO:PNE 2014-2024
https://fnpe.com.br/docs/documentos/monitoramento-pne/caderno_avaliacao_pne.pdf
A efetivação do monitoramento e acompanhamento do
Plano Nacional de Educação é um dos compromissos do Fórum Nacional Popular de
Educação. Ainda que a conjuntura nacional brasileira desde a aprovação da
Emenda Constitucional 95/2016 tenha reiterado ataques aos compromissos do PNE
com o direito à educação, urge a necessidade de avaliarmos as perdas e os
impasses para construir a resistência.
Nesta direção, na reunião da Coordenação
Executiva da CONAPE 2018, ocorrida em 02 de outubro de 2017, por ocasião da 38ª
reunião da Anped, decidimos, entre outros assuntos, produzir pequenos textos de
avaliação das metas do PNE, visando contribuir com os debates nas conferencias
municipais, estaduais e livres no contexto da Conferencia Nacional Popular de
Educação 2018 (CONAPE 2018).
O trabalho de escolha das pessoas, de efetivação
dos convites, de leitura dos textos, de diálogo com os autores, de
encaminhamento para publicação no site do FNPE (www.fnpe.com.br) e de
organização e publicação deste Caderno, juntando os textos das metas, ficou a
cargo dos professores João Ferreira de Oliveira (Anpae), Andrea Barbosa Gouveia
(Anped) e Heleno Araújo (CNTE).
Agradecemos aos professores e pesquisadores que
contribuíram com a análise e avaliação das metas do PNE, mesmo tendo o desafio
de produzirem pequenos textos para cada uma das metas. Trata-se de valiosa
colaboração para o debate dos participantes das conferencias, mas também de
estudantes, professores e gestores que atuam e pesquisam no campo da educação.
Entendemos que o PNE deve ser a referência para que tenhamos políticas de
Estado e para que possamos avançar na resolução dos graves problemas que afetam
a educação brasileira do ponto de vista do acesso, da permanência, da qualidade
e da inclusão e da diversidade social.
João
Ferreira de Oliveira (Anpae)
Andrea
Barbosa Gouveia (Anped)
Heleno
Araújo (CNTE)
Comentários
Postar um comentário