A PESQUISA REVELA PONTOS A PREFERÊNCIA DAS ESCOLHAS DOS ESTUDANTES.
6 EM CADA 10 JOVENSFORA DA ESCOLA VOLTARIAM A ESTUDAR SE TIVESSEM ENSINO NOTURNO
Os
resultados apresentados pela Pesquisa de opinião com jovens ingressantes no
Ensino Médio pelo Instituto de pesquisa Data Folha, apresenta dados relevantes,
mas não conclusivo no que diz respeito ao Novo Ensino Médio.
A
pesquisa revela também alguns pontos nebulosos ou melhor dizendo algumas
incongruências referentes a preferência das escolhas dos estudantes, ou seja,
apesar da pesquisa sinalizar pela predileção por um currículo flexível pelos
estudantes, mas por outro lado, uma parte expressiva dos estudantes desconhecem
o caráter da reforma do Ensino Médio, isto e, (53%) dos entrevistados diz que
não tem conhecimento sobre o Novo Ensino Médio.
Por conseguinte, seria
prematuro afirmar que a maioria expressiva dos estudantes fizeram a opção com
base em análise e de conhecimento pleno do Novo Ensino Médio. Estes dados
revelam também que os estudantes não foram devidamente ouvidos e nem tiveram
oportunidade de se manifestar suas escolhas, de se posicionar perante a reforma,
portanto, a reforma foi realizada para eles e não com eles. Inequivocamente há
um descompasso entre os projetos gestados pelo gerencialíssimo e os interesses
das juventudes. Notadamente há uma
idiossincrasia, que se mostra nos números expressivo de evasão e abandono
escolar da juventude que está cursando o Ensino Médio e da redução de matricula
no Ensino Médio.
Contudo os resultados da
pesquisa precisam ser analisados com mais cuidados, porque apesar de apontar
para uma satisfação e um otimismo dos estudantes com o Novo Ensino Médio, não
traduz concretamente a realidade das juventudes e das escolas públicas que
ofertam o Ensino Médio Integral.
Inobstante a insatisfação dos
estudantes é contra a natureza, a metodologia implementada pelo Novo Ensino
Médio, os estudantes do Ensino Médio não são contra a extensão da carga horária
e nem com aumento de sua permanência na escola, mas sim, na imposição e do
populismo autoritário que impõem uma visão e uma concepção de modelo
societário, de educação e de mercado, que indubitavelmente, trouxe enormes
danos acadêmicos aos estudantes da rede pública, aumentado o abismo com a rede
privada, portanto, os dados não suficiente
para sacramentar que uma adesão absoluta e plena da juventude ao Novo
Ensino Médio.
Equipe trabalho e Educação
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