PESQUISA DE OPINIÃO COM JOVENS INGRESSANTES NO ENSINO MÉDIO

Os resultados apresentados pela Pesquisa de opinião com jovens ingressantes no Ensino Médio pelo Instituto de pesquisa Data Folha, apresenta dados relevantes, mas não conclusivo no que diz respeito ao Novo Ensino Médio.

A pesquisa revela também alguns pontos nebulosos ou melhor dizendo algumas incongruências referentes a preferência das escolhas dos estudantes, ou seja, apesar da pesquisa sinalizar pela predileção por um currículo flexível pelos estudantes, mas por outro lado, uma parte expressiva dos estudantes desconhecem o caráter da reforma do Ensino Médio, isto e, (53%) dos entrevistados diz que não tem conhecimento sobre o Novo Ensino Médio.

Por conseguinte, seria prematuro afirmar que a maioria expressiva dos estudantes fizeram a opção com base em análise e de conhecimento pleno do Novo Ensino Médio. Estes dados revelam também que os estudantes não foram devidamente ouvidos e nem tiveram oportunidade de se manifestar suas escolhas, de se posicionar perante a reforma, portanto, a reforma foi realizada para eles e não com eles. Inequivocamente há um descompasso entre os projetos gestados pelo gerencialíssimo e os interesses das juventudes.

Notadamente há uma idiossincrasia, que se mostra nos números expressivo de evasão e abandono escolar da juventude que está cursando o Ensino Médio e da redução de matricula no Ensino Médio.

Contudo os resultados da pesquisa precisam ser analisados com mais cuidados, porque apesar de apontar para uma satisfação e um otimismo dos estudantes com o Novo Ensino Médio, não traduz concretamente a realidade das juventudes e das escolas públicas que ofertam o Ensino Médio Integral.

Inobstante a insatisfação dos estudantes é contra a natureza, a metodologia implementada pelo Novo Ensino Médio, os estudantes do Ensino Médio não são contra a extensão da carga horária e nem com aumento de sua permanência na escola, mas sim, na imposição e do populismo autoritário que impõem uma visão e uma concepção de modelo societário, de educação e de mercado, que indubitavelmente, trouxe enormes danos acadêmicos aos estudantes da rede pública, aumentado o abismo com a rede privada, portanto, os dados não suficiente para sacramentar que uma adesão absoluta e plena da juventude ao Novo Ensino Médio.

Equipe trabalho e Educação

leia:

https://todospelaeducacao.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2024/03/pesquisa-datafolha-jovens-ingressantes-no-ensino-medio.pdf

https://todospelaeducacao.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2020/11/Ideb2019_Desigualdade-entre-as-escolas_TodosPelaEducacao_final.pdf


Comentários

Postagens mais visitadas