PESQUISA DE OPINIÃO COM JOVENS INGRESSANTES NO ENSINO MÉDIO
A pesquisa revela também alguns pontos nebulosos ou melhor dizendo algumas incongruências referentes a preferência das escolhas dos estudantes, ou seja, apesar da pesquisa sinalizar pela predileção por um currículo flexível pelos estudantes, mas por outro lado, uma parte expressiva dos estudantes desconhecem o caráter da reforma do Ensino Médio, isto e, (53%) dos entrevistados diz que não tem conhecimento sobre o Novo Ensino Médio.
Por conseguinte, seria
prematuro afirmar que a maioria expressiva dos estudantes fizeram a opção com
base em análise e de conhecimento pleno do Novo Ensino Médio. Estes dados revelam
também que os estudantes não foram devidamente ouvidos e nem tiveram oportunidade
de se manifestar suas escolhas, de se posicionar perante a reforma, portanto, a
reforma foi realizada para eles e não com eles. Inequivocamente há um
descompasso entre os projetos gestados pelo gerencialíssimo e os interesses das
juventudes.
Notadamente há uma
idiossincrasia, que se mostra nos números expressivo de evasão e abandono
escolar da juventude que está cursando o Ensino Médio e da redução de matricula
no Ensino Médio.
Contudo os resultados da
pesquisa precisam ser analisados com mais cuidados, porque apesar de apontar
para uma satisfação e um otimismo dos estudantes com o Novo Ensino Médio, não traduz
concretamente a realidade das juventudes e das escolas públicas que ofertam o
Ensino Médio Integral.
Inobstante a insatisfação dos
estudantes é contra a natureza, a metodologia implementada pelo Novo Ensino
Médio, os estudantes do Ensino Médio não são contra a extensão da carga horária
e nem com aumento de sua permanência na escola, mas sim, na imposição e do
populismo autoritário que impõem uma visão e uma concepção de modelo
societário, de educação e de mercado, que indubitavelmente, trouxe enormes
danos acadêmicos aos estudantes da rede pública, aumentado o abismo com a rede
privada, portanto, os dados não suficiente para sacramentar que uma adesão
absoluta e plena da juventude ao Novo Ensino Médio.
Equipe trabalho e Educação
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