EM 10 ANOS, ESCOLAS ESTADUAIS DO PAÍS PERDERAM UM TERÇO DOS PROFESSORES EFETIVOS

 





Este dados apresentados revelam quadro de descaso e abandono da rede pública de ensino, em especial da rede estadual em que absorve a maioria das matriculas. 

Trata-se de uma política deliberada de sucateamento e de precarização da profissão de professor, forçando a uma grande rotatividade da força de trabalho nas escolas. Esta rotatividade não gera vínculo entre professores, estudantes e comunidade, compromete um ensino de qualidade. 

Percebe um distanciamento entre teoria e a prática, em que o discurso de qualidade das elites meramente retórica é ilusórias pata manipular as subjetividades das massas populares e  enquanto na prática assistimos uma relação abissal entre o a rede pública estadual e a rede privada, entre uma escola para os pobre e uma escola para os ricos, contribuindo para aumento das desigualdade sociais. 

E os professores são heróis não no sentido romantizado, mas sim, de se manter na resistência e de deposita apesar de todos arranjos destrutivos da carreira, manter vivo a esperança e a fé na escola pública.

Equipe Trabalho e Educação

12ft.io/https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2024/04/em-10-anos-escolas-estaduais-do-pais-perderam-um-terco-dos-professores-efetivos.shtml

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